Qual é a credibilidade da sua marca nas redes sociais? Você é confiável o suficiente para que os usuários tomem a decisão de compra pelos seus produtos? Existem diversos meios de se vender nas redes sociais e conseguir apresentar uma boa forma dos clientes tomarem decisões importantes de compra.
É fato que hoje em dia, as pessoas passam uma parte significativa de seu tempo nas redes sociais, e tudo gira em torno de seus interesses e relacionamentos. Como resultado, o processo de compra mudou e vem sendo impulsionado, em grande parte, pelo desejo de encontrar algo na internet que se encaixe dentro da experiência que os usuários já criaram para si mesmos.
Ou seja, sua marca tem uma oportunidade infinita de alcançar públicos mais distintos e selecionados através das redes sociais. No entanto, sem um plano estratégico para realmente vender para seus clientes, quais serão os resultados que você alcançará?
Essas perguntas até podem ser difíceis de responder, mas neste artigo você vai encontrar 5 dicas práticas para começar a ganhar dinheiro através das redes sociais, de forma orgânica e eficaz.
Como começar a vender nas redes sociais de forma eficaz
Você provavelmente já deve ter uma ideia do que deseja promover e vender em seus diferentes canais sociais, mas pode estar procurando por ideias de como fazer isso funcionar efetivamente. Se esse é seu caso, abaixo você vai poder encontrar os detalhes de como desenvolver ainda mais sua estratégia de vendas nas mídias sociais e obter bons resultados:
- Esteja onde sua audiência está
A primeira regra do marketing de mídia social é usar as plataformas que seu público utiliza mais. Embora você possa decidir estar presente em cada canal social, tenha em mente que, espalhar seus recursos de maneira muito ampla e limitada consome muito tempo. Na verdade, tal ação pode fazer até mais mal do que bem.
Então, a chave aqui é que nem toda rede social vai se encaixar, tudo vai depender do seu nicho ou objetivos. Por isso, pense agora: seu cliente principal é um profissional de recrutamento ou educação? É um adolescente? Uma mãe moderna que está procurando uma ótima receita de biscoitos? Talvez seu cliente seja um líder experiente ou um pioneiro em tecnologias. Tenha em mente que cada uma dessas descrições corresponde a uma plataforma de rede social específica (LinkedIn, Instagram, Pinterest e Twitter, nessa ordem). Portanto, olhe para o seu público-alvo e tente descobrir onde eles são mais ativos e encontre quais são as melhores redes sociais para você ou sua marca estar presente.
- Crie conteúdo valioso e educativo para atrair seu público
A segunda regra consiste em ganhar a confiança do seu público. Para isso, comece a ouvir os problemas que você pode resolver e compartilhe conselhos significativos com os usuários. A mídia social é uma plataforma excelente para as marcas fornecerem conteúdo mais compacto e ainda assim valioso. Esse conteúdo deverá envolver seu público e ser atraente o suficiente para induzi-lo a fazer uma compra.
Além de promover as postagens do seu blog nas mídias sociais, você também pode criar um conteúdo informativo (didático e direto) que agregará valor ao seu público. Você pode fornecer guias e conteúdo de como fazer algo ou dando dicas de produtos (que façam parte do seu catálogo, certo?). O objetivo é fornecer aos clientes o tipo de informação que os motivará a experimentar o que você vende.
- Construa uma boa rede de contatos
Não há outra forma de fazer isso, senão assumir o trabalho pesado de realmente construir sua rede de contatos. O melhor conselho que posso oferecer aqui é criar metas diárias, semanais e mensais para que você se comprometa com um ritmo de engajamento desde o início. Se optar por utilizar o Facebook, participe de grupos que discutam sobre assuntos do mesmo nicho de mercado que o o seu, ou que estejam buscando por soluções que você possa oferecer. Através desses grupos, você pode expandir seu mercado simplesmente construindo uma sólida rede de contatos.
No Instagram, você pode encontrar e interagir pessoas através das hashtags, criar enquetes e abrir caixa de perguntas. Também é muito importante responder comentários ou mensagens que você receber. Para isso, você pode utilizar outras plataformas, como Whatsapp Business e Telegram, para poder estreitar ainda mais o relacionamento com seus potenciais clientes, enviando mensagens personalizadas, divulgando vídeos e produtos ou sanando dúvidas, por exemplo. Saiba que, ao contribuir com conversas, você os atrai e agrega valor à sua rede de contatos.
- Use CTAs para orientar o público
O termo CTA significa call to action, ou na tradução literal do português “chamar para a ação”. Essa ferramenta pode ser textual ou visual, e se trata de uma chamada atrativa que leva o leitor a realizar uma ação de acordo com o que você pretende. Além disso, ela também pode ser extremamente importante para promover seu produto ou serviço e gerar leads.
Dessa forma, aqui você deve deixar claro para os consumidores o que você está vendendo e como eles podem fazer uma compra. Sendo assim, sua mensagem deve ser clara, principalmente para a plataforma mobile (que é a mais utilizada atualmente). Você pode começar adicionando uma frase funcional acompanhada de um link que direcione seu público até a página de compra. Mas, lembre-se de não colocar links nas legendas das suas postagens do Instagram, pois nem todos os clientes conseguirão clicar e serem redirecionados para onde você quer.
- Monitore as métricas das suas redes sociais
Geralmente as redes sociais são vistas apenas como espaços de compartilhamento ou divulgação de conteúdo, produtos e serviços. Porém, muitos empreendedores e marcas vêm esquecendo de fazer um bom monitoramento delas, de modo que consigam entender o seu público, qual conteúdo tem sido realmente relevante, o melhor horário para as postagens, o perfil desse público (homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos, por exemplo) e tantos outros insights que podem surgir quando se monitora as métricas das redes sociais.
Nessa etapa, você deverá levar em conta principalmente alguns dados, como o engajamento dos usuários (curtidas, reações, menções ao seu perfil e número de publicações salvas), o alcance e as impressões, comentários nas suas postagens e as interações. Você pode também analisar pedidos de contato, orçamentos e conversões de clientes em suas páginas. Na qual tiver mais resultados, invista sua energia e uma melhora contínua.
Conclusão
Essas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais você pode ganhar dinheiro com as redes sociais. Existem muitas outras estratégias que podem ser adotadas para obter bons resultados. É importante lembrar que ganhar dinheiro através das redes sociais não é necessariamente fácil. Se você tem um espírito empreendedor e está disposto a trabalhar duro, testar e experimentar, suas chances de sucesso serão muito maiores do que as chances daqueles que querem apenas “tentar” para ver o que acontece.
Portanto, construa uma estratégia; não apenas improvise. Faça um planejamento de como você deverá alcançar suas metas financeiras e esteja disposto a fazer os ajustes necessários.